Páginas

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Palestra : Parto normal ou cesarea??

Aposto que 10 entre 10 futuras mamaes ja bateu essa duvida:como sera meu parto?
Desde do inicio da minha gravidez dizia que meu parto seria da forma mais natural possivel,sem anestesia,sem cirurgia e hoje me convenci ainda mais disso,fui numa palestra sobre tipos de parto e trabalho de parto.

Sempre soube dos beneficios do parto normal,porem sempre tem aquelas pessoas que chegam a nos somente pra nos deixar ainda mais anciosas e nervosas com esse momento tao maravilhoso que é dar a luz.Nao entendo como tem gente que que adora dar opiniaoes erradas,enfim gente pra nos deixar nervosas tem aos montes por ai,entao o que devemos fazer é nos informar da melhor forma.

Graças a Deus,apesar da minha pouca idade pra ser mae (24 anos) me sinto uma melhor preparada,pois estou sempre perguntando,me informando com profissinais q saberao me explicar da melhor forma possivel,conheci varias gestantes q ja tiveram filhos mas que morrem de medo da hora H. Nao vou dizer que as vezes nao bate aquele friozinho na barriga,mas acho que isso deve ser normal,afinal sou mae de primeira viagem,nunca passei por nada do que estou vivendo atualmente,e pra ser sincera,ja sendo a melhor fase da minha vida,to me sentindo mais capaz de realizar as coisas,mais madura,descobri na maternidade algo muito maior do que sempre imaginei.

A palestra foi maravilhosa,esclareci varias coisas hoje e to muito mais tranquila pois saberei exatamente o que fazer quando chegar a hora,nada de desespero,afinal a natureza sabe das coisas!!!ehehe

Bom,estou torcendo pra que eu seja forte e que nao apareça nenhum tipo de problema que me impeça de ter meu filho da forma que Deus criou,mas se nao for possivel oro a Deus para que ele me de sabedoria para entender a razao.

PAra as futuras mamaes que ainda tem duvidas sobre os pros e contras sobre cada tipo de parto,encontrei no site www.movere.com.br um artigo que explica tudo,ou parte dos beneficios.

Cerca de 15 dias antes do parto, a mãe entra num período denominado de Pré-Parto. Nesta época, as contrações vão ficando mais intensas e já dificultam até o sono materno. Em primigestas a mãe pode perceber a diminuição do volume abdominal. Este fenômeno é mais perceptível na primeira gravidez e denominado respectivamente de "queda do ventre", eliminação da "rolha" ou "tampão" mucoso. Aparecem em média 15 dias antes do parto em primigestas, e menos tempo em multíparas.

Para algumas o desejo é o parto normal e para outras o parto cesária. Mas qual é o melhor, o que vale mais? Muitas são as dúvidas.

Os dois tipos de parto tem seus prós e contras, o importante é seguir o seu desejo e em parceria com seu médico analisar qual é o mais indicado para o seu caso, mas não esqueça que a escolha é sua.

Exercícios físicos leves para o fortalecimento do assoalho pélvico, alongamentos, fortalecimento de braços e pernas durante as aulas, aliados a respiração e relaxamento podem garantir um parto mais tranqüilo e harmonioso seja ele parto normal ou cesária.

O parto Normal:

• Permite à natureza seguir seu rumo, deixando o bebê nascer no tempo certo.

• A maioria das mulheres pode ter sem contraindicações.

• Favorece a expulsão dos líquidos pulmonares do bebê, havendo menos risco de desconforto pulmonar após o parto.

• Não se pode decidir o momento em que o bebê vai nascer. Deve-se esperar as contrações e a dilatação do cólo do útero. Após 37 semanas, a mãe deve diminuir suas atividades normais e esperar pelo parto tranquilamente. Pode ser a qualquer momento!

• As dores de parto começam devagar e espaçadamente, e depois ficam mais fortes e freqüentes, ajudando a dilatar o cólo do útero, que deve chegar a 10 cm para que o bebê nasça. As dores se assemelham a cólicas fortes, refletindo no baixo ventre (pé da barriga) e nas costas, e vêm a cada 5 minutos.

• O momento em que pode ser dada a anestesia varia e deve ser decidido de acordo com a dor da paciente. Geralmente, após 5 cm de dilatação, a dor começa a piorar e podemos indicar a anestesia peridural contínua, onde o anestesista coloca um cateter nas costas da paciente para complementar a anestesia até o parto. Por isso, parto sem dor.

• O parto é monitorado pelo médico ou por uma enfermeira obstetriz no hospital, no local de pré-parto, durante todo o tempo para avaliar como está o bebê. Se qualquer problema acontecer, o médico poderá indicar uma cesárea. Neste momento a paciente é avisada e esclarecida.

• O trabalho de parto dura em média 12 horas, sendo que a dilatação evolui 1 cm por hora, e após 10 cm, a expulsão do bebê demora 1 hora. Isso varia de mulher para mulher, sendo que umas apresentam evolução mais rápida. Outras vão ao hospital muito cedo, ainda com pouca dilatação, e ficam mais tempo em trabalho de parto. Por isso, espere as contrações ficarem mais freqüentes e fortes antes de procurar o hospital, principalmente se for seu primeiro parto.

• Cada parto é diferente um do outro. Quem teve somente um parto cesáreo, ainda pode ter parto normal. Se você teve um parto normal, pode ser que precise de uma cesárea.

• Para mulheres que não fazem atividade física freqüente e têm uma fragilidade dos músculos do períneo, há maior risco de apresentarem prolapsos vaginais em idade mais avançada, ou seja, bexiga caída ou útero caído. Esses problemas podem ser corrigidos com cirurgia.

• O parto normal complica menos, ou seja, dá menos infecções e necessita de menor intervenção do médico.

• A permanência no hospital é breve, geralmente de 24 horas ou menos.

O Parto Cesáreo:

• A grande vantagem é que a mãe pode decidir quando será o parto. Muitas mulheres trabalham, necessitando se programar para a chegada do bebê. É realizada no mesmo dia da internação.

• O médico deve avaliar muito bem a idade gestacional. Um ultra-som bem precoce deve estar disponível para confirmar a idade pela última menstruação. Um erro pode ocasionar que o bebê nasça prematuro. A maior causa de bebês prematuros no país é a cesária programada de forma errada!

• Pode-se também aguardar a grávida entrar em trabalho de parto para fazer a cesárea.

• A mulher não sente as dores do parto, ou se entrar em trabalho de parto, não sente por muito tempo.

• A gestante tem certeza de que o médico que a acompanhou estará disponível para fazer o parto. No parto normal, como não há hora para nascer, muitas vezes o médico não está disponível e um médico plantonista ou obstetriz conduz o parto.

• A anestesia dada é a raquidiana ou a anestesia peridural.

• Geralmente, há mais dor após o parto devido à incisão (corte) na barriga e à manipulação do médico. Necessita de maior dose de analgésicos. A dor e o inchaço no local demora cerca de 6 meses para diminuir, como toda cirurgia.

• A incisão é feita de forma estética e geralmente não aparece no biquini.

• Lembre-se que a cesárea não deixa de ser uma cirurgia, com todo risco de complicações de qualquer cirurgia comum (infecções, sangramentos, risco anestésico, trombose nas pernas).

• Em certos casos, o parto cesáreo é indicado. Quando o bebê está sentado, em gestação de gêmeos, quando há complicações durante o parto normal, quando há sofrimento do bebê, quando há placenta prévia, quando há alguma patologia grave, quando o bebê passou do tempo de nascer e não se pode induzir o parto, quando há mecônio espesso, entre outras. O mecônio são as fezes do bebê. Quando estão em grande quantidade, tornam o líquido amniótico espesso e, se aspirado pelo bebê, gruda nas vias aéreas e dificulta a respiração.

• O pulmão do bebê não é tão comprimido durante a cesárea e ele têm maior risco de ter desconforto para respirar após o parto. Por isso, o pediatra aspira as vias aéreas de todo bebê nascido de cesárea. Esse desconforto geralmente passa logo, melhorando quando o pulmão reabsorve todo o líquido.

• O tempo de internação da mãe após cesárea é maior, 48 horas em média, depende do médico e do hospital. A mulher não deve fazer esforço físico nem ginástica por pelo menos 2 meses após a cirurgia, para permitir a cicatrização completa e evitar hérnias internas.


Vejo muitas discussoes sobre cada tipo de parto,nao cabe a nos julgar a forma da qual cada uma escolheu,portanto,que as futuras mamaes escolham o que for melhor para o nascimento dos nossos filhotinhos.

Beijos

8 comentários:

  1. Nossa Di...que legal o seu blog....

    Quanto à duvida sobre o tipo de parto, sempre que alguém me pergunta, eu respondo: "Normal, é claro"... me recuperei super rápido, retomei minha rotina logo, e pude cuidar do meu bebê sozinha tranquilamente...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. amoreeeeeee.. seu blog tá super.. pras gravidas um ótimo meio de informação.. estou gostando de saber q tá se informando p saber melhor sobre a gravidez e o melhor p meu afilhado..hauahuahauh

    te amo muito e saiba q pode contar cmg sempre

    keke

    ResponderExcluir
  3. Oi flor
    Parabéns pela gravidez viu???
    Que seja em paz até o final sua gravidez.
    Adorei sua visita em meu blog e espero que apareça sempre....
    Muitas felicidades pra vc e sua família e que esse baby traga mais e mais felicidades a vc.
    Nossa flor
    Tenho muitas dúvidas e medos acerca do parto.
    O que fazemos?
    Tenha um restinho de semana lindo.
    E passe lá no blog sempre que quiser
    bjussssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Com certeza vale a pena tentar...
    Hj tenho ultrassom te conto depois
    bjus flor

    ResponderExcluir
  5. Ah e espero que hj consiga ver o sexo do baby
    Estou com 20 semans....
    Passa rápido
    kkk
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Oieee
    Legal você ter abordado esse tema, parto... Nem imagino como o meu deva ser. É claro que minha preferência é pelo normal, mas e o medo??? hehehe.
    Verdade, teremos nossos nenês em dezembro. Então você perguntou quando eu farei o chá de bebê, vai ser no dia 25/10, por apenas 4 horas. Fiz as lembrancinhas, se quiser eu posso te mandar a foto. Vai ser simples, com docinhos de colher, sabe? Brigadeiro, beijinho, bicho de pé. E os salgadinhos, coxinha e etc. Mais um bolo salgado com pão de forma. E farei o bolo de fraldas, já viu?
    O que você estava querendo fazer? Tem alguma idéia?

    Bjokas * Sami *

    ResponderExcluir
  7. oie! ai, isso tem passado tanto pela minha cabeça! eu quero ter um parto natural com certeza, mas morro de medo, assim como morro de medo da cesárea rs.. vou dar um trabalho! Eu já me informei muito sobre os dois e coloquei na minha cabeça que se acontecer algum problema, vai ter que ser diferente do jeito que escolhi..
    adorei as informações que vc postou aqui! muita coisa eu ainda não sabia!
    ah, e obrigada pelo apoio e comentário lá no blog! que bom saber que com vc deu certo! eu tirei o sal da comida tbm, está sendo ruim demais, mas tem compensação né?
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. tenho um filho de 5 anos e meu sonho era que fosse um parto normal, mas infelisment tive problemas e o médico optou pra uma cesariana. Fiquei muito triste, mas hoje percebo que o melhor parto é aquele que se saem bem mãe e filho.

    ResponderExcluir

Vou adorar seu comentario!fique a vontade..