Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Blogagem coletiva:Abuso sexual e violencia,sou contra e denuncio!


Eu como conselheira tutelar nao poderia deixar passar o dia das crianças sem participar dessa blogagem coletiva´que é algo que nao deve ser esquecido.

Criança é o futuro,e deve ser respeitada.
eu nao consigo acreditar que existem pessoas que sentem prazer cometendo um crime contra a inocencia de milhares de crianças.
Nao podemos ser coniventes com essas situaçoes de violencia,abuso e exploração sexual na sua forma generalizada.

"O abuso sexual infantil (ASI) é definido como a exposição de uma criança a estímulos sexuais impróprios para sua idade, seu nível de desenvolvimento psicossocial e seu papel na família. A vítima é forçada fisicamente ou coagida verbalmente a participar da relação sem ter, necessariamente, a capacidade emocional ou cognitiva para consentir ou julgar o que está acontecendo".(Andre Samale seabra)

Abuso sexual na maioria da vezes ocorre dentro da propria casa,seja pelo pai,padrasto,irmao,tio,avo,ou qualquer outro parente.E muitas vezes esse crime fica impune pelo fato da criança ter medo do abusador,que faz ameaças.

Devemos observar o comportamento da crianças,pois atravez deles podemos descobrir se algo estranho aconteceu.

*A maioria sempre demonstra uma sexualidade mais aflorada do que outras crianças da mesma idade.

*A criança pode tornar-se muito retraída, perder a confiaça em todos adultos
*tem dificuldade em relacionar-se com outras pessoas;

*Mudanças bruscas no comportamento, apetite ou no sono pode ser um indício de que alguma coisa está acontecendo, principalmente se a criança se mostrar curiosamente isolada, muito perturbada quando deixada só ou quando o abusador estiver perto.

Sao muitos os fatores,se vc conhece alguma criança ou adolescente vitima de qualquer tipo de abuso sexual,denucie.
Uma pessoa que abusa de uma criança,nao fica so com essa criança,pode ter certeza que mais ja foram abusadas e serao abusadas por essa pessoa,nao podemos ser cumplices de varios crimes.

esse assunto é extenso.Temos é que conscientizar.
Denuncie:
*ministerio Publico
*conselho Tutelar
*disque 100

Nao tenha medo,seu nome nao aparecera,e tenha certeza que fara o melhor para criança.

As vezes achamos que esse tipo de coisa nao acontece perto de nos,ledo engano.O que acontece é que muitas vezes esses atos nao so descobertos.

O quanto mais cedo vier a ajuda menos danos a criança tera.Um acompanhamento psicologico acalma e faz as crianças perderam o medo!

Eu sou contra,eu denuncio!faça isso vc tambem!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Blogagem coletiva: Como era ser criança na minha infancia



Como o Dia das crianças esta chegando vejo em varios blogs posts relativos à crianças.Achei super interessante a proposta do blog e tb vou contar como era ser criança na minha infancia.

Sempre morei numa cidade de interior,onde os pais deixavam as crianças brincarem a vontade na rua sem se preocupar com perigo,eu nao fui uma criança que aproveitou muito a infancia,pois perdi minha mae quando tinha 8 anos de idade,desde entao minha infancia ficou para tras,pois tinha casa para arrumar,comida pra fazer,roupa pra lavar e todas as tarefas que seriam de uma mae.
Fazia tudo para ajudar,queria me sentir util,queria que meus irmaos e meu pai nao sentissem tanto pela nossa perda.Com isso o tempo e a minha infancia se passaram.

Mas tirando todo esse lado da minha perda na infancia e toda a responsabilidade que adiquiri,me lembro de brincar de queimada na rua,escorregar morro abaixo em cima de papelao,amarelinha,pulava corda,elastico,tb brinuqei de casinha com minhas vizinhas e minha irma,so q era bem diferente da "casinha" que brincava em casa..rsrs
Tive pouca infancia,mas me lebro de momentos bons,apesar das dificldades.

Nunca apanhei por fazer bagunça.
Nunca falktou nada em casa.
Meu pai sempre lutou pra dar o melhor pra mim e meus 3 irmaos.

Apesar de me tornar uma criança adulta antes do tempo,aprendi muito com isso.
Toda responsabilidade que tive fez eu me tornar uma adulta mais consciente das coisas.

hoje como mae quero que meu filho tb brinque na rua de bola,carrinho de rolima,queimada entre tantas outras brincadeiras saudadeveis.
Quero que ele tenha saudades da infancia.bem diferente do que foi a minha.