Páginas

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Palestra : Parto normal ou cesarea??

Aposto que 10 entre 10 futuras mamaes ja bateu essa duvida:como sera meu parto?
Desde do inicio da minha gravidez dizia que meu parto seria da forma mais natural possivel,sem anestesia,sem cirurgia e hoje me convenci ainda mais disso,fui numa palestra sobre tipos de parto e trabalho de parto.

Sempre soube dos beneficios do parto normal,porem sempre tem aquelas pessoas que chegam a nos somente pra nos deixar ainda mais anciosas e nervosas com esse momento tao maravilhoso que é dar a luz.Nao entendo como tem gente que que adora dar opiniaoes erradas,enfim gente pra nos deixar nervosas tem aos montes por ai,entao o que devemos fazer é nos informar da melhor forma.

Graças a Deus,apesar da minha pouca idade pra ser mae (24 anos) me sinto uma melhor preparada,pois estou sempre perguntando,me informando com profissinais q saberao me explicar da melhor forma possivel,conheci varias gestantes q ja tiveram filhos mas que morrem de medo da hora H. Nao vou dizer que as vezes nao bate aquele friozinho na barriga,mas acho que isso deve ser normal,afinal sou mae de primeira viagem,nunca passei por nada do que estou vivendo atualmente,e pra ser sincera,ja sendo a melhor fase da minha vida,to me sentindo mais capaz de realizar as coisas,mais madura,descobri na maternidade algo muito maior do que sempre imaginei.

A palestra foi maravilhosa,esclareci varias coisas hoje e to muito mais tranquila pois saberei exatamente o que fazer quando chegar a hora,nada de desespero,afinal a natureza sabe das coisas!!!ehehe

Bom,estou torcendo pra que eu seja forte e que nao apareça nenhum tipo de problema que me impeça de ter meu filho da forma que Deus criou,mas se nao for possivel oro a Deus para que ele me de sabedoria para entender a razao.

PAra as futuras mamaes que ainda tem duvidas sobre os pros e contras sobre cada tipo de parto,encontrei no site www.movere.com.br um artigo que explica tudo,ou parte dos beneficios.

Cerca de 15 dias antes do parto, a mãe entra num período denominado de Pré-Parto. Nesta época, as contrações vão ficando mais intensas e já dificultam até o sono materno. Em primigestas a mãe pode perceber a diminuição do volume abdominal. Este fenômeno é mais perceptível na primeira gravidez e denominado respectivamente de "queda do ventre", eliminação da "rolha" ou "tampão" mucoso. Aparecem em média 15 dias antes do parto em primigestas, e menos tempo em multíparas.

Para algumas o desejo é o parto normal e para outras o parto cesária. Mas qual é o melhor, o que vale mais? Muitas são as dúvidas.

Os dois tipos de parto tem seus prós e contras, o importante é seguir o seu desejo e em parceria com seu médico analisar qual é o mais indicado para o seu caso, mas não esqueça que a escolha é sua.

Exercícios físicos leves para o fortalecimento do assoalho pélvico, alongamentos, fortalecimento de braços e pernas durante as aulas, aliados a respiração e relaxamento podem garantir um parto mais tranqüilo e harmonioso seja ele parto normal ou cesária.

O parto Normal:

• Permite à natureza seguir seu rumo, deixando o bebê nascer no tempo certo.

• A maioria das mulheres pode ter sem contraindicações.

• Favorece a expulsão dos líquidos pulmonares do bebê, havendo menos risco de desconforto pulmonar após o parto.

• Não se pode decidir o momento em que o bebê vai nascer. Deve-se esperar as contrações e a dilatação do cólo do útero. Após 37 semanas, a mãe deve diminuir suas atividades normais e esperar pelo parto tranquilamente. Pode ser a qualquer momento!

• As dores de parto começam devagar e espaçadamente, e depois ficam mais fortes e freqüentes, ajudando a dilatar o cólo do útero, que deve chegar a 10 cm para que o bebê nasça. As dores se assemelham a cólicas fortes, refletindo no baixo ventre (pé da barriga) e nas costas, e vêm a cada 5 minutos.

• O momento em que pode ser dada a anestesia varia e deve ser decidido de acordo com a dor da paciente. Geralmente, após 5 cm de dilatação, a dor começa a piorar e podemos indicar a anestesia peridural contínua, onde o anestesista coloca um cateter nas costas da paciente para complementar a anestesia até o parto. Por isso, parto sem dor.

• O parto é monitorado pelo médico ou por uma enfermeira obstetriz no hospital, no local de pré-parto, durante todo o tempo para avaliar como está o bebê. Se qualquer problema acontecer, o médico poderá indicar uma cesárea. Neste momento a paciente é avisada e esclarecida.

• O trabalho de parto dura em média 12 horas, sendo que a dilatação evolui 1 cm por hora, e após 10 cm, a expulsão do bebê demora 1 hora. Isso varia de mulher para mulher, sendo que umas apresentam evolução mais rápida. Outras vão ao hospital muito cedo, ainda com pouca dilatação, e ficam mais tempo em trabalho de parto. Por isso, espere as contrações ficarem mais freqüentes e fortes antes de procurar o hospital, principalmente se for seu primeiro parto.

• Cada parto é diferente um do outro. Quem teve somente um parto cesáreo, ainda pode ter parto normal. Se você teve um parto normal, pode ser que precise de uma cesárea.

• Para mulheres que não fazem atividade física freqüente e têm uma fragilidade dos músculos do períneo, há maior risco de apresentarem prolapsos vaginais em idade mais avançada, ou seja, bexiga caída ou útero caído. Esses problemas podem ser corrigidos com cirurgia.

• O parto normal complica menos, ou seja, dá menos infecções e necessita de menor intervenção do médico.

• A permanência no hospital é breve, geralmente de 24 horas ou menos.

O Parto Cesáreo:

• A grande vantagem é que a mãe pode decidir quando será o parto. Muitas mulheres trabalham, necessitando se programar para a chegada do bebê. É realizada no mesmo dia da internação.

• O médico deve avaliar muito bem a idade gestacional. Um ultra-som bem precoce deve estar disponível para confirmar a idade pela última menstruação. Um erro pode ocasionar que o bebê nasça prematuro. A maior causa de bebês prematuros no país é a cesária programada de forma errada!

• Pode-se também aguardar a grávida entrar em trabalho de parto para fazer a cesárea.

• A mulher não sente as dores do parto, ou se entrar em trabalho de parto, não sente por muito tempo.

• A gestante tem certeza de que o médico que a acompanhou estará disponível para fazer o parto. No parto normal, como não há hora para nascer, muitas vezes o médico não está disponível e um médico plantonista ou obstetriz conduz o parto.

• A anestesia dada é a raquidiana ou a anestesia peridural.

• Geralmente, há mais dor após o parto devido à incisão (corte) na barriga e à manipulação do médico. Necessita de maior dose de analgésicos. A dor e o inchaço no local demora cerca de 6 meses para diminuir, como toda cirurgia.

• A incisão é feita de forma estética e geralmente não aparece no biquini.

• Lembre-se que a cesárea não deixa de ser uma cirurgia, com todo risco de complicações de qualquer cirurgia comum (infecções, sangramentos, risco anestésico, trombose nas pernas).

• Em certos casos, o parto cesáreo é indicado. Quando o bebê está sentado, em gestação de gêmeos, quando há complicações durante o parto normal, quando há sofrimento do bebê, quando há placenta prévia, quando há alguma patologia grave, quando o bebê passou do tempo de nascer e não se pode induzir o parto, quando há mecônio espesso, entre outras. O mecônio são as fezes do bebê. Quando estão em grande quantidade, tornam o líquido amniótico espesso e, se aspirado pelo bebê, gruda nas vias aéreas e dificulta a respiração.

• O pulmão do bebê não é tão comprimido durante a cesárea e ele têm maior risco de ter desconforto para respirar após o parto. Por isso, o pediatra aspira as vias aéreas de todo bebê nascido de cesárea. Esse desconforto geralmente passa logo, melhorando quando o pulmão reabsorve todo o líquido.

• O tempo de internação da mãe após cesárea é maior, 48 horas em média, depende do médico e do hospital. A mulher não deve fazer esforço físico nem ginástica por pelo menos 2 meses após a cirurgia, para permitir a cicatrização completa e evitar hérnias internas.


Vejo muitas discussoes sobre cada tipo de parto,nao cabe a nos julgar a forma da qual cada uma escolheu,portanto,que as futuras mamaes escolham o que for melhor para o nascimento dos nossos filhotinhos.

Beijos

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Um sonho maluco...e terriveis caimbras

Estava com um assunto na cabeça desde segunda feira,mas ontem tive um sonho bem esquisito que nao posso deixar de escreve-lo aqui.

Como tenho dormido muito,tb ando sonhando demais,e o sonho dessa noite,foi o mais estranho q tive relacionado a gravidez.Ja sonhei que meu bebe era bem moreno dos olhos azuis e os cabelos iguais akele macarrao "parafuso" rsrs,ja sonhei que estava na sala de parto e so nakele momento descobria que o bebe era mennino,e alguns outros q no momento nao me lembro.
Bem,no sonho de ontem estavamos eu e meu marido num jantar de familia,quando derrepente vejo o pe do nenem parecendo qrer sair da barriga,corro pra mostrar pra ele quando o nenem faz força pra sair e da ate pra ver seu rosto por debaixo da minha pele,ele pressionando ,foi muito estranho...Acho que isso deve ser ansiedade de ver o rostinho dele logo...kkkk
So acordei desse sonho devido ha umas caimbras terriveis que venho sentindo cada dia mais fortes.Aimbras de vez em quando eu sentia.mas depois q engravidei o sofrimento quando elas aparecem eh muito maior.

Segundo o site baby center as possíveis causas das cãibras da gravidez estão o excesso de fósforo (presente em frios, salgadinhos e refrigerantes) e a escassez de minerais como o cálcio, o magnésio e o potássio em circulação no sangue. Os cientistas ainda não definiram ao certo. Outra possibilidade é a pressão do útero sobre os nervos que vão até as pernas.
O que se pode fazer para evitar?
Alongue-se antes de dormir. Se você alongar os músculos da panturrilha (a batata da perna) várias vezes antes de ir para a cama, pode até impedir completamente que as cãibras aconteçam.

• Evite passar muito tempo de pé ou sentada com as pernas cruzadas, e tente não usar salto.

• Sempre que estiver sentada, movimente o tornozelo e os dedos do pé -- seja no trabalho, num jantar ou assistindo à TV.

• Coma alimentos ricos em cálcio. Se as cãibras estiverem atrapalhando sua vida, converse com o médico, pois ele pode receitar um suplemento de cálcio (mas evite suplementos que tenham dolomita ou farinha de osso, por causa da possibilidade de eles conterem chumbo; o chumbo é um metal pesado que atravessa a placenta e pode prejudicar o bebê). Você também pode tentar suplementos com magnésio (sempre receitados pelo obstetra).

• Coma bananas e tome suco de laranja, ricos em potássio. Os atletas são fãs dessa terapia para prevenir cãibras, embora muitos consideram que a eficácia dessas frutas no combate à cãibra não passe de um mito. Como banana e laranja só fazem bem em outros aspectos, não custa tentar.

• Evite refrigerantes, que contêm bastante fósforo.


Enfim,depois das caimbras noturnas,durante o dia fico com a panturrilha meio dolorida..espero q ninguem esteja passando por isso,pois eh terivel...
Ainda bem que tenho sempre meu marido por perto pra me ajudar nessas horas,faz massagem e passa gelol pra amenizar um pouco a dor.So fico com pena pois sempre q acordo sentindo essas dores eu assusto ele...ashuahsuh

terça-feira, 22 de setembro de 2009

6 meses e 8 dias ...


O blog de cara nova,de novo!.adoro mudanças...

Bom...como disse no post anterior na consulta pre natal de 6 meses estava com a pressao um pouco alta,entao minha medica recomendou q durante a semana eu medisse a pressao pela manha e a tarde e q voltasse na proxima semana pra ver como estava,voltei ontem ao consultorio,a pressao estava otima ,ainda bem q nao terei q tomar remedio pra controlar essa danada..EBA!!!otima noticia..
Ah!levei tb alguns exames q estavam prontos,tudo normal...outra boa noticia..ehehe

Uma pequena correção: meu baby na ultra do dia 18 estava com 1008 gr e nao 1kg e 800,nao sei onde estava com a cabeça quando coloquei isso ak no blog,enfim ta corrigido meu pequeno erro!

Ontem o papai do Rhyan me disse algo q me deixou meio pensativa..
Na hora do almoço do nada veio dizendo q eu estava muito enjoada,chatinha,perguntei a ele enjoada como e ele nao soube dizer ao certo,passei o dia pensando de que forma eu tenho agido pra ele me achar enjoada,nao reclamo de nada,continuo fazendo tudo q fazia antes,a unica diferença eh q agora estou mais emotiva e preciso de atenção o tempo todo,e ele ultimamente parece meio distante,nao sei se comentei q agora q ta faltando pouco tempo pra chegada do Rhyan parece q o desespero bateu a porta dele,sera q eh medo do q esta por vir???so sei que nao consigo entender!Pelo contrario,ele que ultimamente ta enjoado e me regulando o tempo todo,antes eu ia para o trabalho de bike,agora ele me leva e busca todos os dias,diz q nao posso me esforçar,nao entendo pq,alias to me sentindo otima...Reclama qeu to dormindo demais,tenho eu culpa desse sono que me ataca as 21:00 da noite??rsrs,diz que to cheia de frescuras e talz...affff fazer o que se os homens nunca vao entender o que eh carregar uma vida dentro da gente,que ficamos mais sensiveis,mais carentes,mais sonolentas,diminuimos nosso ritmo entre outras tantas coisas q nos acometem nessa fase maravilhosa...Eu tenho um marido maravilhoso,mas eh de fases,as vezes ta mega atencioso,as vezes parece q esqce q tem uma esposa gravida,derrepente sou eu que to querendo atenção demais neh..enfim,nao sei se eu eh q to carente demais ou ele começando a ficar com ciumes do Rhyan..rsrsrs pois tudo na minha vida agora é pro Rhyan,nao que eu tenha me esqcido do meu amor,mas essa vidinha dentro de mim fez aflorar um lado materno que ate entao eu achava que demoraria a sentir na minha vida,o Rhyan ta em primeiro lugar na minha vida sim,ja amo demais esse principe q em menos de 3 meses estara em nossos braços para amarmos ainda mais!!

Amor..voce tambem é muito especial pra mim ta..afinal foi com voce que eu descobri o que eh amar de verdade e vc que me deu esse presente maravilhoso...

Ja rascunhei o convite para o cha de bebe,vai ficar lindo,so falta escolher o lugar..
Mas ta td mais ou menos organizado,espero que de tempo de preparar tudo como estou pensando!!!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

27 semanas..ou melhor 6 meses!!!!

Hoje estou exatamente entrando no 3º trimestre...as vezes é ate dificil acreditar q daqui a 3 meses estarei com Rhyan em casa para nos alegrar ainda mais.
As vezes me pego lembrando do dia que descobri a gravidez,fui pega de supresa,mas o coração bateu forte de tanta alegria.

Bem estou com 27 semanas (6 meses e 1 dia),meu bebe esta medindo 34,5 cm e pesa 1 kg e 800 gr,de agora pra frente vai crescer ainda mais.
Com o bebe graças a Deus tudo normal.
Estou com uma pilha de exames pra fazer novamente :hemograma,plaquetas,glicemia jejum,VDRL,HIV 1 e 2,coombs indireto,IgG/IgM p/toxo e rubeola,EAS,urocultura+TJA e EPF..ufaaaaa...amanha farei todos.

Engordei 2 kg esse mes9 tenho q me cuidar mais) e alem disso minha pressao esta alta novamente 15 por 9,essa semana tenho q medir a pressao todos os dias de manha e a tarde,e levar pra medica segunda feira novamente,vamos torcer pra q a pressao nao continue assim,eh super perigoso e nao qro q aconteça nada ao meu principe.
Enfim,farei todos os exames amanha,medirei a pressao durante toda a semana e levarei pra DRa segunda dia 21/09.

Ah!!!ate q enfim o maridao resolveu ir junto comigo na ultrason,fikei super feliz de te-lo ao meu lado nesse momento tao especial.Se pudesse faria ultrason todo mes..rsrsrs


Abaixo fotos do pequeno Rhyan
Ultrason 26 semanas e 4 dias...

sábado, 12 de setembro de 2009

E COMEÇOU A ARRUMAÇÃO....com 26 semanas...

Bom,devido a grande falta de tempo acabei deixando de escrever sobre coisas importantes q estao acontecendo.

No sabado passado(exatamente a uma semana atras)começamos a trabalhar no quartinho que vai ser do meu pequeno principe daqui alguns meses.
Passamos o final de semana e o feriado arrumando,e Graças a deus esta lindissimo..
Agora so falta colocar os moveis e decorar,o enxival ja esta encomendado,tudo combinando com o border do quarto,azul com vrde e branco,nao vejo a hora de estar tudo prontinho!!!!

Essa semana foi bem corrida,e tb percebi que começou a bater um desespero no meu marido em relação as compras para o bebe..rsrs,mas enfim axo que isso faz parte ne..tadinho..as vezes ele diz umas coisas..parece que ta preocupado em nao poder dar tudo ao Rhyan que gostaria,acho que ta esquentando a cuca a toa,afinal seremos dois em função de um,e isso me tranquiliza,espero q ele tb entenda isso..acho q ele ta mais ancioso com o nascimento do Rhyan do que eu...hehehehe...acho que quando nascer tudo vai ser bem diferente!!vai ser um paizão!!!!

Essa semana me dei conta de que falta pouquissimo pra chegada do Rhyan..a partir de amanha posso contar 13 semans...bate um friozinho na barriga..uiiii...rsrs

Os presente do rhyan chegam a toda hora..o vovô vai dar o berço (ate ja escolhemos) chega semana q vem,e a titia kelle disse q vai dar a comoda..
A comoda e o guarda roupas vo encomendar semana q vem,dak 20 dias mais ou menos vao entregar...
Ahhh!!!to fazendo a lista do cha de bebe,ate ja esbocei o modelo do convite..Ufa!!!quanta coisa ainda por fazer,mas vai dar tempo...

Abaixo as fotos do quartinho
Antes e depois












Ufaa..pra ficar assim deu trabalho,mas valeu a pena!
beijos